Luzes, Câmera, Inteligência Artificial!

Publicada em: 2 de janeiro de 2024

Equipe de Redação

Equipe de Redação

to-BR-blog-2024-LUZES-CaMERA,-INTELIGeNCIA-ARTIFICIAL

Para além do que assistimos nos filmes de ficção científica pensei em dividir aqui as diferenças fundamentais entre IA Preditiva e IA Generativa através de uma analogia simples e objetiva como uma superprodução cinematográfica. Espero que ela possa contribuir para que a compreensão de um tema tão falando possa também ser melhor entendido.

Vamos imaginar o mundo da Inteligência Artificial (IA) como o processo de fazer um filme, onde a IA Preditiva é o roteirista e a IA Generativa é o diretor. A IA Preditiva, como um roteirista habilidoso, analisa e interpreta o vasto histórico de filmes, críticas e preferências do público para prever o próximo sucesso de bilheteria. Ela entende padrões e tendências, prevendo o que fará o público aplaudir ou vaiar, ajudando produtores a tomar decisões estratégicas sobre quais projetos financiar.

Por sua vez, a IA Generativa é como um diretor inovador, que utiliza as ferramentas e técnicas mais modernas para criar novas cenas, diálogos e até personagens, muitas vezes chegando a resultados surpreendentes e criativos. Ela não apenas segue o roteiro, mas também adiciona sua assinatura única, trazendo novidade e frescor ao filme, assim como no mundo dos negócios, onde gera produtos inovadores, campanhas de marketing e soluções criativas.

Para que um filme seja bem-sucedido, é crucial ter uma equipe experiente por trás dele, assim como no uso de IA nos negócios. Consultores especializados em IA são como produtores de cinema, entendendo tanto o roteiro quanto a direção, garantindo que as tecnologias sejam aplicadas de maneira eficiente e eficaz. Eles conhecem o elenco (as ferramentas de IA), os gêneros (tipos de negócios) e o público (o mercado), e podem orientar a produção para o sucesso.

Cada desafio de negócio é como um novo filme a ser produzido, com seu próprio público, gênero e mensagem. A IA Preditiva pode ajudar a prever o sucesso, minimizando riscos e otimizando recursos, enquanto a IA Generativa pode trazer inovação e diferenciação, criando nichos de mercado ou revolucionando os existentes. No entanto, a escolha entre uma ou outra, ou a combinação de ambas, depende do que a história (o desafio de negócio) necessita.

Ter consultores especializados em IA é como contar com uma equipe de produção de alto nível, capaz de interpretar o roteiro, dirigir a cena e, finalmente, criar um filme (solução de negócios) que não apenas atenda às expectativas, mas também surpreenda e encante o público (clientes e stakeholders). Com a orientação correta, as empresas podem usar a IA Preditiva e Generativa para criar histórias de sucesso, adaptando-se às tendências do mercado e liderando a inovação em seus campos.

O sucesso da Jornada de IA nas grandes companhias passa necessariamente por contar com as ferramentas adequadas sendo utilizadas pelos melhores profissionais através das técnicas recomendadas. E na sua organização? Você já começou a produzir o seu “Blockbuster Corporativo”?

 

Homero Tavares
Diretor de Engenharia de Software e Inteligência Artificial da T.O. Brasil

veja mais:

Engenharia de Prompt em IA: Comunicar (bem) é preciso!

A Engenharia de Prompt em IA vem se tornando uma importante aliada nos negócios. Consiste em uma técnica vital no avanço da interação entre humanos e sistemas de inteligência artificial (IA). Saiba mais sobre esse tema lendo o artigo completo aqui em nosso blog.

Leia mais »