TO Brasil

Adicione o texto do seu título aqui

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, a Fapesp reunirá especialistas numa série de debates sobre a contribuição do Modernismo para a literatura, as artes visuais, a música e o cinema. Os eventos ocorrerão nesta quarta (16/02), quinta (17/02) e sexta-feira (18/02).

“Muito mais do que reminiscências históricas, as palestras e conferências analisarão o impacto do Modernismo na vida cultural, acadêmica e artística e estabelecerão paralelos com a sociedade atual”, diz [o Acadêmico] Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp.

A série será inaugurada na quarta-feira, às 10 horas, com a 8ª Conferência Fapesp 60 anos, que terá como tema “O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural”. O evento terá a participação de Telê Ancona Lopez, da Universidade de São Paulo (USP), Jacqueline Penjon, da Universidade da Sorbonne Nouvelle, na França, e Walnice Nogueira Galvão, também da USP. Flávia Camargo Toni (USP) fará a moderação dos debates.

No mesmo dia, à tarde, terá início o ciclo de conferência e debates “Modernismos, passado e futuro”, com foco na literatura, música, artes visuais, artes cênicas, fotografia, cinema, entre outros. “O propósito é discutir o potencial da pesquisa nessas áreas, entendidas de maneira ampla e sintonizada com desafios contemporâneos”, explica Esther Hamburger (USP), que participou da organização dos debates com a diretoria científica da Fapp.

Às 14 horas, na mesa-redonda “Escritas, arquivos e ressignificações”, Marcos Antonio de Moraes, da USP; Lígia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Pedro Meira Monteiro, da Princeton University (Estados Unidos), debaterão a produção literária no Modernismo, com moderação de Mirhiane Mendes de Abreu, da Unifesp. Às 16h30, Ismail Xavier (USP) proferirá a conferência magna “Modernismo e Cinema”, tendo Marta Arretche, da USP, como moderadora.