A Importância da Qualidade na Elaboração de um Projeto Executivo de Construção de Redes de Telecomunicações

Publicada em: 5 de abril de 2024

Picture of Equipe de Redação

Equipe de Redação

A-Importância-da-Qualidade-na-Elaboração-de-um-Projeto-Executivo-de-Construção-de-Redes-de-Telecomunicações to brasil blog 2024

As redes de telecomunicações são a espinha dorsal do mundo moderno, conectando pessoas, empresas e governos. A construção de tais redes é um processo complexo que requer planejamento meticuloso e execução precisa. O projeto executivo é um documento fundamental nesse processo, pois detalha todos os aspectos da construção, desde os materiais a serem utilizados até as técnicas de instalação. A qualidade do projeto executivo é crucial para garantir a segurança, confiabilidade e eficiência da rede.

 Um projeto executivo de alta qualidade oferece diversos benefícios, como:

  • Segurança: Um projeto bem elaborado garante que a rede seja construída de acordo com as normas e padrões de segurança, protegendo pessoas e bens.
  • Confiabilidade: Uma rede bem projetada é menos propensa a falhas, garantindo a disponibilidade dos serviços de telecomunicações.
  • Eficiência: Um projeto eficiente otimiza o uso de recursos, reduzindo custos e tempo de construção.
  • Manutenção facilitada: Um projeto detalhado facilita a identificação de problemas e a realização de manutenções.
  • Melhoria na documentação: Um projeto completo e bem documentado facilita a compreensão da rede e sua operação.

Dito isto, é importante salientar que a qualidade do projeto executivo depende de diversos fatores, como: Experiência da equipe, conhecimento técnico, detalhamento do projeto, uso de ferramentas adequadas, revisão e validação (quality assurance).

A equipe responsável pelo projeto deve, necessariamente, possuir experiência em construção de redes de telecomunicações e galerias subterrâneas, pois essa atividade (construção da rede para comercialização) é objetivo final das operadoras e provedores de telefonia. A equipe também precisa ter conhecimento profundo das normas e técnicas de construção e das normas técnicas dos órgãos responsáveis pela liberação da construção (Prefeituras, DNIT, DER, Concessionárias de Energia, Órgãos ambientais, Empresas de Saneamento básico, Ferrovias, etc). O projeto deve ser detalhado o suficiente para garantir a execução precisa da obra, definindo corretamente o método de escavação (MND/MD), pois estes influenciam no prazo de licenciamento e principalmente no custo final da construção da rede. Outra característica é que o projeto é confeccionado em ferramentas atualizadas e modernas que geram o documento no formato DWG e ao final desse desenho é fundamental que passe por uma esteira de qualidade antes da apresentação ao cliente, visando mitigar qualquer erro que possa existir no produto fim.

Por fim é extremamente necessária a reflexão, sobre a importância financeira que o segmento de telecomunicações tem dado para a atividade de Elaboração de Projetos, sendo certo que, uma economia excessiva nesta etapa, pode custar um prejuízo enorme em etapas seguintes.

O ponto é que historicamente as operadoras e provedores buscam minimizar custos nesta etapa inicial do processo com uma crença de que falhas no projeto podem ser corrigidas na etapa operacional, o que de certa forma, é uma verdade, embora não se avalie o impacto que causado até que a solução seja apresentada. Não sei se você já ouviu falar de alguma situação sobre empresas que iniciaram uma escavação e se depararam com uma canalização de gás, água ou esgoto, por vezes até atingiram essas redes, causando grandes transtornos. Isso é muito comum acontecer quando o projeto não é realizado por empresas competentes, gerando inclusive um risco a vida dos profissionais de execução das atividades de construção de redes.

Por esses e demais motivos, é de extrema importância que os projetos sejam emitidos por empresas vinculadas a órgãos regulamentadores como CREA e CFT, e que para cada um deles seja emitido o documento de responsabilidade técnica assinado por profissional técnico devidamente habilitado.

Após essa abordagem, concluo ser crucial o investimento em um projeto de qualidade, feito por empresas e profissionais especializados, visando a garantia de uma eficiência máxima na esteira de construção, desta forma, reduzindo falhas, minimizando prejuízos e aumentando a lucratividade das empresas, promovendo uma aceleração nas implementações de redes de telecomunicações em todos as regiões do Brasil.

 

 William Ferreira
Líder de Telecomunicações | T.O. Brasil 

veja mais: